ETESHJS - Legislação em Saúde (1)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Ayrton Costa
Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/04/2020

Compreender o que é o sistema único de saúde (SUS) e seus princípios e diretrizes Empty Compreender o que é o sistema único de saúde (SUS) e seus princípios e diretrizes

Qui Abr 16, 2020 6:36 pm
O Sus é formado por três princípios, que são eles: A equididade, universalidade e integridade.

Universalidade: A saúde é um direito de todas as pessoas, e a responsabilidade de assegurar estes direitos, fica por conta do estado.
Universalidade, está ligada ao não diferencial, ou seja, tratar todos de uma mesma maneira sem distinção de raça, cor ou credo, etc...

Integralidade: Este princípio incluí as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento a reabilitação.
Por isso a importância da integralidade atender às áreas e pessoas fazendo um tratamento completo.

Equidade: O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades.
Conseguir um tratamento específico para sua necessidade, da mesma forma que o outro consiga, mesmo se tratando de uma necessidade diferente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos