ETESHJS - Legislação em Saúde (1)
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Ayrton Costa
Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/04/2020

Compreender a lógica de criação e do Sistema Único de Saúde do Brasil a partir da reforma Sanitária Brasileira Empty Compreender a lógica de criação e do Sistema Único de Saúde do Brasil a partir da reforma Sanitária Brasileira

Qui Abr 16, 2020 6:26 pm
A referência analítica fundamental desse trabalho é a saúde como direito do cidadão e dever do estado, no marco do processamento dos direitos sociais. O direito à saúde, hoje, faz parte dos direitos humanos, mas nem sempre foi assim considerado ao longo da história.
Não fazia parte por exemplo da declaração do homem e do cidadão, marco histórico dos direitos civis na revolução Francesa.
É um direito que se estrutura não só como reconhecimento da sobrevivência individual e coletiva, mas como direito ao bem-estar completo e complexo, implicando as condições de vida articuladas biológica, cultural, social, psicológica e ambientalmente conforme a tão conhecida definição da OMS - organização Mundial de Saúde.

As propostas da reforma sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos